domingo, 5 de dezembro de 2010

AMOCIM LEITE, O LÌDER

Adquiri, recentemte o livro Com Ódio, Não, com Amocim - do escritor mateense Eliezer Ortolani Nardoto. Minha curiosidade perpassa pelos meandros da Cidade de São Mateus com seus mais de 500 anos de história, das primeiras vilas, da escravatura, dos quilombolas - que um dia Jaguaré se desmembrou com toda essa carga cultural.

Um negro, pobre, semi-analfabeto, membro de uma comunidade onde haviam clubes sociais que só brancos frequentavam, o porto da época, discriminado, marginalizado pela sociedade cujas origens por ali aportaram, transitaram e praticaram os primeiros atos mercantis.

São Mateus...de índios, africanos, portugueses, italianos - povos subjulgando outros, culturas se firmando a partir do declínio da diversidade, o pobre no beco, o afortunado sobe o morro e se firma da planície.

Um líder dessa gente oprimida pela sua cor e origens. Achincalhado pela velha e oportunista Direita, pelos comerciantes e possuidores de terras e riquezas. Mas, um dia vira prefeito e representa as necessidades básicas desse povo. Primeiro mandato, Segundo mandato....cassado, perseguido..nova disputa, Terceiro mandato em 1992 - assume o poder com a invasão da prefeitura por sua gente armada e consciente da opção.

Esses epsódios e fatos históricos impactam na formação do DNA político de nosso município em pleno Século XXI. Tratar diferente as pessoas diferentes é o grande desafio do nosso presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário